segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Hoje tem espetáculo? Tem, sim senhor!

Professora Sílvia e a turma do Nível III.

Na última sexta-feira, 10/02, os alunos do nível III, da professora Sílvia, representaram em forma de teatro a história "A casa feia", de Mary França.

Mas, porquê trabalhar o teatro com crianças tão pequenas?

É por meio da fantasia que a criança se apropria do mundo adulto, das regras e da complexidade sócio-cultural da sociedade a qual pertence.

Trabalhar o teatro na escola inclui uma série de vantagens: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação da voz, o vocabulário, oportuniza a pesquisa, desenvolve habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurinos, cenários), incentiva a leitura, propicia o contato com obras clássicas, estimula a imaginação e a organização do pensamento, ajuda os alunos a desinibirem-se e adquirirem autoconfiança.

Olhares atentos da platéia.

A brincadeira do faz-de-conta é uma das características mais marcantes da infância. Elas vivenciam personagens, elaboram respostas às mais distintas situações, estabelecem movimentos que ampliam a consciência e a expressão corporal, desenvolvendo, assim, aspectos físicos e intelectuais.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ceca vai priorizar a pesquisa científica em 2012

 Proposta visa trabalhar todas as etapas da formação do conhecimento científico; a idéia é   transformar a escola em modelo de sustentabilidade
Prof. Deise falando sobre inciação científica

Alimento, consumo, ecologia e reciclagem. Estas são são palavras que vão nortear os principais temas a serem elaborados pela  Escola Ceca em 2012. De acordo com a diretora da escola, Cristina Pietrobom, a  idéia é oportunizar momentos de aprendizagem diferenciada tendo a iniciação científica como o carro-chefe. " Os professores têm se reunido com o objetivo fazer um planejamento para que a escola possa respirar os temas geradores e seja reconhecida como escola modelo em sustentabilidade", declarou a diretora.

Conforme a professora de ciências, Deise Cristiane de Oliveira e Souza,  a proposta é trabalhar com os alunos do 6 º ao 9º ano, no contra-turno escolar, as etapas da formação do conhecimento científico. " Vamos nos basear nas discussões de sala de aula  para descobrir onde as informaçoes obtidas se encaixam no conceito científico. Queremos  que os alunos sejam investigadores, onde possam desenvolver pesquisas,  experimentos e testar hipóteses", explicou a professora.

Como exemplo, a professora citou o debate sobre o consumo de água. Para ela, por meio desta temática é possivel desenvolver um projeto acadêmico que poderá ser explorado em todas as disciplinas. " Partindo de um tema gerador, é possível levantar as possiblidades  de como resolver os problemas. Estas ações provocam a motivação nos alunos porque proporcionam momentos criativos",  disse.

Nas próximas semanas os professores continuarão debatendo as formas de encaixar os temas geradores em suas respectivas discplinas.