segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Hoje tem espetáculo? Tem, sim senhor!

Professora Sílvia e a turma do Nível III.

Na última sexta-feira, 10/02, os alunos do nível III, da professora Sílvia, representaram em forma de teatro a história "A casa feia", de Mary França.

Mas, porquê trabalhar o teatro com crianças tão pequenas?

É por meio da fantasia que a criança se apropria do mundo adulto, das regras e da complexidade sócio-cultural da sociedade a qual pertence.

Trabalhar o teatro na escola inclui uma série de vantagens: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação da voz, o vocabulário, oportuniza a pesquisa, desenvolve habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurinos, cenários), incentiva a leitura, propicia o contato com obras clássicas, estimula a imaginação e a organização do pensamento, ajuda os alunos a desinibirem-se e adquirirem autoconfiança.

Olhares atentos da platéia.

A brincadeira do faz-de-conta é uma das características mais marcantes da infância. Elas vivenciam personagens, elaboram respostas às mais distintas situações, estabelecem movimentos que ampliam a consciência e a expressão corporal, desenvolvendo, assim, aspectos físicos e intelectuais.

3 comentários:

Elsa Caldeira disse...

É verdade! meu filho Gabriel contou que foi muito legal interpretar o pato, fazer a máscarra e participar da história "A Casa Feia". Perguntamos se ele não ficou com vergonha de se apresentar, ele disse NãO. Parabéns a professora Silvia e a todos que participaram.

Linda Maria disse...

Utilizo-me deste espaço para dizer algumas coisas que sinto em meu coração...Posso?

parabéns, por hoje!

Quando o Caio viu a sua professora, na festa do seu aniversário, sábado passado, seu olhar se iluminou e ele se lançou em sua direção, num longo abraço, bem apertado!
Senti um nó na garganta de felicidade pela felicidade dele de todos os dias, contida e expressa naquela recepção tão afetiva!
Professora (perdão, mas ainda não sei o seu nome), vc construiu um laço afetivo com ele, maravilhoso!
Deixo uma frase, para completar meu gesto de parabenizá-la e à equipe toda do CECA:
"Tu te tornas eternamente responsável pelo afeto que conquistas" (O pequeno principe)

Muita Luz!
Gratidão!
Amor!

da vó (coruja!!!!)
Linda Maria
Piratininga, 8 de março de 2012
Dia da Mulher

*Marcia* disse...

Obrigada Dona Linda,

Essas crianças trazem muita alegria para nossas vidas e o Caio é sempre um raio de sol com aquele sorriso imenso e seus olhinhos brilhantes.

Beijos e mais uma vez, Obrigada!

Márcia