Proposta visa trabalhar todas as etapas da formação do conhecimento científico; a idéia é transformar a escola em modelo de sustentabilidade
Prof. Deise falando sobre inciação científica |
Alimento, consumo, ecologia e reciclagem. Estas são são palavras que vão nortear os principais temas a serem elaborados pela Escola Ceca em 2012. De acordo com a diretora da escola, Cristina Pietrobom, a idéia é oportunizar momentos de aprendizagem diferenciada tendo a iniciação científica como o carro-chefe. " Os professores têm se reunido com o objetivo fazer um planejamento para que a escola possa respirar os temas geradores e seja reconhecida como escola modelo em sustentabilidade", declarou a diretora.
Conforme a professora de ciências, Deise Cristiane de Oliveira e Souza, a proposta é trabalhar com os alunos do 6 º ao 9º ano, no contra-turno escolar, as etapas da formação do conhecimento científico. " Vamos nos basear nas discussões de sala de aula para descobrir onde as informaçoes obtidas se encaixam no conceito científico. Queremos que os alunos sejam investigadores, onde possam desenvolver pesquisas, experimentos e testar hipóteses", explicou a professora.
Como exemplo, a professora citou o debate sobre o consumo de água. Para ela, por meio desta temática é possivel desenvolver um projeto acadêmico que poderá ser explorado em todas as disciplinas. " Partindo de um tema gerador, é possível levantar as possiblidades de como resolver os problemas. Estas ações provocam a motivação nos alunos porque proporcionam momentos criativos", disse.
Nas próximas semanas os professores continuarão debatendo as formas de encaixar os temas geradores em suas respectivas discplinas.
2 comentários:
Parabéns Renata, ficou maravilhoso seu post. Adorei as fotos. È isso ai garota, hehehe
bjão
Elsa
Obrigada Elsa!
Beijos!
Postar um comentário