terça-feira, 7 de maio de 2013

Os Jogos e a Estimulação Social - 5º Ano


            Os jogos estimulam a vida social e a atividade construtiva da criança além de propiciar o desenvolvimento do pensamento lógico e a formação de seus valores sociais e morais.
           O jogo é uma competição física ou mental e deve proporcionar desafios, permitir a auto avaliação dos jogadores em relação aos seus erros e assim construir relações entre as suas ações e as consequências das mesmas.

           Segundo Piaget "O novo conhecimento se desenvolve pela modificação ativa que a criança faz do seu próprio conhecimento anterior." Portanto o aluno deve estar em constante processo construtivo e o professor deve incentivar tudo que valorize esse processo.
            Através dos jogos as crianças desenvolvem a confiança e, as crianças que confiam na sua capacidade de tirar conclusões próprias constroem o conhecimento com maior rapidez.
            Levando em consideração o processo de aprendizagem e sabendo que a interação com seus colegas ajuda na formação dos valores morais, pois a criança constroe seus valores morais mais livremente quando está em situação de igualdade em relação aos seus pares, propus aos alunos que, usando o conteúdo trabalhado na disciplina de geografia sobre formas de relevo, elaborassem um jogo da memória.
            Os alunos foram divididos em pares e cada dupla ficou responsável por elencar as informações que seriam usadas no jogo.

            Usando a interdisciplinaridade os alunos desenvolveram na disciplina de português o resumo das informações para serem usadas nas cartas do jogo e em matemática o trabalho com o uso da régua para medida dos cartões assim como cálculo para saber a quantidade de cartões necessários para o jogo e quantos cada aluno deveria fazer.
             O resultado do trabalho foi a oportunidade do trabalho em grupo onde desenvolveram relações sociais, seu processo de aprendizagem e fixação do conteúdo trabalhado no trimestre.


                                                          Considerações da Prfª Lígia 

Nenhum comentário: