Fala professor

Coordenador ou Supervisor?
Por Luciana Fabricio Moura
  

 Na Escola Ceca a nomenclatura utilizada é a de coordenador e, qual é o seu papel nesta instituição?

Atualmente, é papel das coordenadoras pensarem a inserção dos professores em redes de formação mais amplas, mesmo que inicialmente isso aconteca dentro da própria unidade escolar, mas que possibilite aos diferentes professores conhecerem o que fazem em suas classes e, principalmente, reconhecerem que fazem parte de um mesmo Projeto Pedagógico.

E uma estratégia formativa pensarmos a possibilidade de o professor construir-se um interlocutor entre seus pares.Um coordenador é, portanto, um ideólogo do projeto pedagógico e um administrador do projeto no sentido da compreensão e da partilha.

Por fim, vale lembrar que são inúmeras as tarefas concretas e cotidianas de um coordenador, e este precisa estar atento e embasado da teoria e informacões coletadas através de seus encontros com os professores, para poder atuar com seguranca, objetividade e êxito.

De modo geral, das tantas tarefas que o coordenador tem em compromisso com a unidade escolar,vale lembrar algumas: Construcao e organizacao curricular; capacitacao dos professores; dinamizar o processo pedagogico; atendimento aos pais de alunos; controle do metodo empregado pela escola e consecução dos objetivos; realimentação do processo pedagógico; controle do dia pedagógico; organização e condução das reuniões de professores e acompanhamento e avaliação do processo educativo.

Nossa intenção é  promover uma ampla e profunda discussão com os professores sobre os pequenos e grandes conflitos eticos que vivemos em nossa profissão e na vida na escolar. Aqui na Escola Ceca, temos como finalidade a todos os setores, um periodo de convivio,reflexão e aprendizagem sobre tematicas destacadas pela coordenação como metas fundamentais para a instituicção num determinado ano.

(Luciana Fabricio Moura é coordenadora da Escola Ceca)

Um comentário:

Whilton Reis disse...

Olá,venho por meio deste canal divulgar nossos serviços.

SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR

http://www.polaristecnologia.com.br/site/?route=Escolar