sexta-feira, 13 de maio de 2011

A poesia na escola

Por Gemima Vieira Pasqualinotto Serassuelo- Professora da língua portuguesa
 
Ler poesias é um ato de apreciação raciocínio, associação de idéias e muita sensibilidade. Esse pequeno texto pode despertar nas pessoas grandes sentimentos, dependendo da visão do mundo de cada um.

Além disso, através de suas rimas, ritmos e figuras de linguagem pode-se desabafar, reivindicar e criticar aquilo que muitas vezes não se consegue simplesmente falar. Muitos artistas usaram esses recursos em suas músicas. E foi desta forma que a poesia foi apresentada aos alunos da 6ª série, não como um texto difícil de entender, mas como algo especial a ser decifrado e apreciado.

Despertar o gosto pela leitura de poesias é um assunto sério que deve ser abordado nas escolas e em todas as séries para que ela não se torne um texto “discriminado”, usado somente em exercícios de ortografia, gramática ou em provas.

O alunos ficaram impressionados com a linguagem elaborada de Carlos Drumond de Andrade, com a emoção encontrada nos textos de Vinícius de Moraes e com a simplicidade, porém, tocante de Mario de Andrade. Puderam perceber também que o poema é um texto que é criativo, mas não sem reflexão, elaboração e coerência.

Confira abaixo alguns poemas dos nossos alunos:

Infância
Gustavo Bortolonza

Eu tinha seis anos...
Já fui de tudo
de comandante, de soldador veterano,
a empregada de magnata sortuda.

Já ataquei a França
e conquistei a Europa
só pra manter a esperança
da vida da minha tropa.

Já fui pirata
roubador de tesouro
pegava toda prata
ferro e ouro

Já fui astronauta
e empresário
pagava taxa alta
para receber meu salário

Salvei dama de castelo
para ter o prazer
de ser chamada de belo
com muito a fazer

Era rico ladrão de esmeralda
fazia o que queria
sem ao menos sair da fralda
e meu pai, que me olhava, ria...

Inabalável
Sarah M.

Quando a chuva bate nos meu olhos
e a brisa gelada traz você de volta no meu coração
Eu começo a chorar, não me importando com o que
os outros vão pensar.

Quando o sol brilhar
eu me lembro dos teus olhos olhando nos meus
Como se todos os dias fossem bons

Depois daquele dia que você foi embora sem me querer
Passei pela vida pensando em você
Por que fez isso? Porque me deixou?
Sou eu? Ou é o meu amor?

Passei esses dias
forte como um leão
Mas frágil
como um botão de rosas sem desabrochar

O que tenho a dizer?
Digo: obrigada à você, por não me querer
Isso me deixou forte
para enfrentar o viver

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ola...
Lindos poemas...é muito bom podermos ver as crianças expressarem seu interior.
Seria maravilhoso poder fazer um sarau na Escola.
Poder levar poetas da cidade e região para as crianças ter contato direto com perguntas e momentos de apreciação de poemas...fica a dica.
abraços.
obs:Conheço um poeta de Arapongas e ele tem um blog que é sergiodonadio.blogspot.com

Linda Maria disse...

Professora!!!!! parabéns! Que trabalho o seu! As poesia dos alunos correspondem plenamente à sua dedicação, conhecimento e planejamento! Fico feliz qiuando vejo trabalhos assim! Muito feliz!