terça-feira, 31 de maio de 2011

Ceca realiza projeto contra o bullying

O debate sobre o bullying está em pauta. Professores, alunos e pais estão preocupados  e sedentos de mais informações sobre este tema. Mas afinal, o que é bullying?

De acordo com a revista “Nova Escola”, da Editora Fundação Abril, trata-se de uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Ainda segundo a revista, o termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Preocupados com alguns dos casos de bullying no ambiente escolar, alguns professores da Escola Ceca optaram em ampliar o debate sobre o tema por meio do projeto “Bullying: atitudes que ferem”.O trabalho será realizado junto aos alunos das 5ª,6ª e 7ª séries envolvendo as disciplinas de português, artes e filosofia.

De acordo com a professora de português Gemima  Pasqualinotto Serassuelo, a proposta vai adaptar o tema ao conteúdo da disciplina. “ A ideia é oportunizar a leitura de textos, filmes e musicas sobre este tema para que os alunos possam refletir, conversar e escrever sobre isso”, declarou.

Na opinião da professora, o bullying não escolhe classe social, idade ou sexo. Para ela, todas as crianças estão sujeitas a sofrer esta violência e a escola é o melhor lugar para se debater o assunto. “ A discussão tem de ser dentro da escola porque é onde o bullying mais acontece. Nós, professores, não podemos fechar os olhos e achar que está tudo bem”, disse.

Já a diretora da Escola Ceca,Cristina Pietrobom garante que o projeto é importante porque vai ajudar aos alunos se perceberem neste processo. “ Hoje em dia nós vemos que as crianças  são induzidas pela mídia e pela sociedade para ter o corpo perfeito,  serem super atletas,possuir tecnologia de ponta,andar na moda etc.. Isso tudo compromete o desenvolvimento natural das crianças e quem não se submete a essas situações acaba sendo alvo do bullying”, ressaltou Cristina.

Ainda conforme a diretora, o papel da família, neste debate, também é fundamental.  “Queremos convidar os pais para participar deste trabalho com a escola. Estaremos realizando palestras e debates sobre o tema e indicando literaturas para que eles possam ter mais informações para conversar com os filhos sobre bullying durante a férias”, declarou.

Um comentário:

Linda Maria disse...

A única forma de evitar o bullyng é esclarecendo. Que cada um tenha a oportunidade de se ver como bullier ou vítima. E, assim, conquiste recursos pessoais para lidar com cada uma das situações. Li muito sobre o tema!
É praticamente unânime: todo bullier foi vítima, algum dia e vê, como única possibilidade de deixar de sê-lo, se passar a ser o bullier. Existe até um ditado popular que se encaixa nesta "estratégia"- o melhor sistema de defesa é o ataque. Só com esclarecimentos, como os oportunizados por projetos como este, teremos mudanças de pensamentos e ações no convívio social. Se amar - ainda - lhe for impossível, que se saiba que o respeito é condição sine qua non! Parabéns Ceca!