sexta-feira, 8 de abril de 2011

Escola Ceca promove Semana Monteiro Lobato

As atividades começam na próxima terça-feira, dia 12, e prosseguem até o dia 18 de abril; na programação, teatro, vídeo, culinária e muita contação de histórias

O Centro Educacional da Criança e do Adolescente- Escola Ceca, realiza de 12 a 18 de abril, a Semana Monteiro Lobato. O evento que vai contar com uma extensa programação tem o objetivo de oportunizar aos alunos, conhecer mais sobre a história e a obra de um dos mais importantes escritores da literatura infanto- juvenil brasileira.

Durante toda a semana, os alunos vão participar de atividades de teatro, contação de histórias, culinária, entrevistas sobre Lobato, apresentação de vídeos, músicas e muita literatura. “ Os professores já estão trabalhando o tema com alunos há cerca de um mês. As atividades buscam a interdisciplinaridade, valorizando todas as áreas às histórias de Lobato”, informou a diretora da escola, Cristina Pietrobom.

A programação começa na terça-feira dia 12, com a estréia da “Caixa de histórias”. Segundo a professora de artes, Valéria Dalry, a idéia que surgiu da sua “cachola”, visava inicialmente a confeçção de um livro gigante para que os personagens de Lobato pulassem de dentro. “ Eu compartilhei a proposta com os alunos, e juntos fomos construindo um jeito de fazer isso acontecer. Acabou que arrumamos uma caixa grande de fogão e eles decidiram colorir, desenhar e inventar nessa caixa. O resultado ficou muito bom”, disse a professora, que garantiu ainda que, nesse processo, os alunos também foram construindo fantoches dos personagens do Sitio do Pica-Pau-Amarelo.

Ainda na terça-feira,dia 12, o pesquisador de Monteiro Lobato, Léo Pires Ferreira estará na escola para participar de uma entrevista com os alunos. Recentemente ele coordenou uma palestra com os professores da escola onde apresentou a obra e a vida de Lobato. “Desde então, os professores estão preparando os alunos para este bate-papo com o Sr. Léo”, disse Pietrobom. Já na quarta -feira, dia 13 haverá teatro da “ Caixa de Histórias” e culinária de bolinhos de chuva, feitos pelos próprio alunos. Na quinta- feira, dia 14, mais teatro e contação de histórias

Na sexta-feira, dia 15, o tema principal será as brincadeiras do sitio, com destaque para bolinha de gude, pula corda, roda, amarelinha, entre outros, além de teatro e contação de histórias. Já na segunda-feira, dia 18, será o momento da integração com os alunos da Creche do Jardim Santa Fé, região leste, que foram convidados pela escola para assistir o filme “ O Reino das Águas Claras” e participar das atividades de teatro e brincadeiras. “ Temos uma parceira com esta creche e queremos interagir nossos alunos com eles por meio da obra de Monteiro Lobato”, explicou a diretora.

Durante a semana queremos que escola respire Monteiro Lobato. A “ Caixa de História” vai apresentar todos os dias um personagem diferente que serão representados pelos próprios alunos. Na biblioteca estaremos disponibilizando toda a obra do escritor e os alunos de geografia da 7ª série vão apresentar trabalhos sobre Lobato e o Petróleo baseados no livro O Poço do Viscondi”, disse Cristina. 
 
Já o professor de geografia, Felipe Augusto Paiva destacou a importância do escritor para a educação das crianças. “ Embora seja uma literatura infanto-juvenil, seus livros tratam de temas contemporâneos e relevantes. São histórias fantasiosas que despertam os alunos para o aprendizado e principalmente para a leitura”, enfatizou o professor.

5 comentários:

Flávio disse...

Ótimas iniciativas (o Blog e a Semana Monteiro Lobato)!

Flávio (pai da Ana Flávia)

dricabrera disse...

Nosso filho não fala em outra coisa...parabéns pelo projeto!!!

Adriane e Marcos (Caio - nível 1)

Renatha disse...

As crianças estão super empolgadas e envolvidas como projeto. Está sendo ótimo trabalhar Lobato com eles.

Renatha (professora do Nível I)

*Marcia* disse...

Está sendo maravilhoso descobrir Monteiro Lobato junto com as crianças.

Márcia (Professora do Nível II)

Linda Maria disse...

Um projeto digno de nota! Tomara que outras escolas e outros professores busquem inspiração no trabalho de vcs!

Abraços!
Linda - vó do Caio (nivel 1)