quarta-feira, 13 de abril de 2011

Chuva e muito "Bolinho de chuva" na Semana Lobato

O aluno Gabriel e colegas aprenderam a fazer Bolinho

- Mamãe, adivinha quem esteve na escola hoje? Perguntou o pequeno Gabriel à sua mãe
- Quem filho? Respondeu a mãe.
- A tia Nastácia, do Sitio do Pica Pau Amarelo. Ela veio pra fazer Bolinho Chuva pra gente! Disse o garotinho de apenas quatro anos.
    Gabriel, é um dos alunos da Escola Ceca que está se deliciando com a programação da I Semana Monteiro Lobato, promovida  pela escola até o dia 18 de abril, quando o Brasil comemora o Dia Nacional do Livro e aniversário do escritor.

    Atenção e disciplina na aula de culinária
    Hoje, dia 13, as crianças dos dois turnos participaram da aula de culinária que trouxe um dos pratos prediletos de Pedrinho e Narizinho: o famoso "Bolinho de Chuva" da tia Nastácia. Durante um ingrediente e outro, as professoras aproveitam para trabalhar o raciocínio das crianças. As pequenas mãos mexeram, remexaram a massa, colocaram os ingredientes e levaram a receita ao pé-da-letra. No final de cada turno, os pais foram convidadados para experimentar a guloseima, considerada uma das preferidas de Lobato.

    Os alunos Iago, Fernanda e Luiz no teatro desta quarta
    Na “ Caixa de Histórias”, os personagens do Sitio se superam a cada dia. Hoje foi a vez do Visconde de Sabugosa, interpretado pelo aluno Luiz Gonzaga Neto contar um pouco da sua história para crianças. “ Quem me conhece sabe que sou falador, só fico quieto quando a Emilia começa a conversar porque ela é mais faladeira do que eu”, brincou o aluno- ator, arrancando sorrisos dos demais.

    Na contação de histórias de hoje, a professora do maternal Silvia de Cassia Teodoro, deu um show ao apresentar o episódio  "O Saci”, do livro Caçadas de Pedrinho, um dos clássicos de Lobato. “ Fiquei um pouco nervosa na hora, mas valeu a pena”, comentou a professora. 

    As crianças ficam atentas durante a contação de histórias
    A I Semana Monteiro Lobato prossegue com as atividades programadas para amanhã, dia 14, com mais contação de histórias e teatro. " A novidade é que estaremos enviando para todos pais uma espiga de milho na palha seca, para que eles possam confeccionar um Viscondi com seus filhos. Estes bonecos serão ofertados como presentes para as crianças da creche do Jardim Santá Fé que estarão aqui na escola na próxima segunda-feira, dia 18, quando faremos o encerramento da  Semana", contou a diretora do Ceca Cristina Pietrobom.


    Receita do Bolinho de Chuva da Tia Nastácia

      Ingredientes:

    2 xícaras  farinha de trigo
    1 xícara de acúcar
    1 pitadinha de sal
    1 ovo
    1 xícara de leite
    1 colher de sopa de fermento

    * Mexer bem, fritar e polvilhar com açúcar e canela


    2 comentários:

    dricabrera disse...

    Adoramos ouvir o Caio contando sobre esse dia, com certeza ele terá boas lembranças!!!

    Linda Maria disse...

    Ah! Este(s) dia(s) foram de uma riqueza ímpar! Nada como estimular o imaginário infantil!
    Parabéns à professora ( ficar nervosa faz parte!!!rsrs Mas tenha consciente que este "nervoso" trouxe enriquecimento ao imaginário Infantil de seu grupo!