terça-feira, 12 de abril de 2011

"Caixa de História" encanta crianças na Semana Monteiro Lobato

Emilia  fala um pouco sobre seu personagem
Emilias, viscondes, pedrinhos, narizinhos  e outros personagens do Sitio do Pica-Pau-Amarelo, confeccionados pelas mãos dos próprios alunos com materiais recicláveis, tomaram conta do espaço da Escola Ceca nesta terça-feira, dia 12.

 Nem a chuva forte que caiu de manhã e a tarde desanimou os alunos, professores e funcionários que estão empenhados para a realização da  I Semana Monteiro Lobato que ocorre na escola até o dia 18 de abril  quando se comemora o Dia Nacional do Livro e aniversário do escritor.


Aluno Iago Fabrício Moura interpreta Lobato
Logo pela manhã, os alunos participaram de uma entrevista com o pesquisador  Léo Pires Ferreira. Grande conhecedor da obra de Lobato,  ele respondeu as perguntas dos alunos da primeira à quarta séries. Entre as principais perguntas:  Porque Monteiro Lobato começou a escrever para crianças? Qual o livro preferido de Lobato?  Como é o Sitio do Pica-Pau-Amarelo? Porque nos livros de Monteiro Lobato as crianças não tem pai, nem mãe?

A grande expectativa do primeiro dia do evento foi a estréia da “Caixa de Histórias” , onde Monteiro Lobato, representado pelo aluno Iago Fabricio Moura apresenta  um personagem do Sitio. “ Hoje foi a vez da Emilia e amanhã teremos outra surpresa”, disse a diretora da escola Cristina Pietrobom.
Professora conta fábula "A formiga e a Cigarra"

Segundo ela, a proposta é  oportunizar que os alunos participem do teatro de apresentação dos personagens para que as crianças aprendem  mais sobre as histórias de Lobato. A contação de histórias também tem encantado as crianças que ficam com os  olhos atentos nas professoras  que se arriscam no palco colorido pelos personagens.


 Hoje foi apresentada a fábula " A Formiga e a Cigarra",contada pela professora Marli Rodrigues  e a história "A Pilula Falante". Para amanhã, dia 13, estão previstas mais surpresas  na “caixa de histórias”, aulas de culinária de Lobato, com destaque  para o Bolinho de Chuva e mais contação de história. 

Um comentário:

Linda Maria disse...

Vcs precisam mesmo divulgar o que fazem, porque é gradioso!
Estou feliz pelo Caio estudar aí!Muito mesmo!