quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Viagem Cultural promove responsabilidade e amadurecimento

Professores garantem que a experiência colabora para fortalecer os conteúdos aprendidos em sala de aula e reforça os laços de amizade entre os alunos
De volta a Londrina, os alunos que participaram da ultima viagem cultural do Ceca trouxeram na bagagem experiências inesquecíveis. Neste ano, a atividade que contou com 40 tripulantes, entre alunos, professores e monitores, teve como destino a maior capital do Brasil: São Paulo. De acordo com a diretora da escola, Cristina Pietrobom, a viagem foi perfeita. “ Tivemos uma programação diversificada que promoveu a autonomia e o desenvolvimento dos alunos”, declarou.

A diretora conta que, ao chegarem na capital paulista na sexta-feira, dia 11, de manhã, os alunos foram conhecer o Museu do Ipiranga, onde aprenderam mais sobre a história do Brasil. Em seguida todos almoçaram em um restaurante próximo. “ O interessante é que cada um ficou responsável por seu dinheiro e tiveram de lidar com isso. Era comum vê-los fazendo contas para somar e dividir a conta”, revelou Cristina.

Na tarde da sexta-feira, foi a vez de conhecerem o zoológico e ver de perto vários animais. “ Este passeio foi um desafio porque exigiu muita caminhada e esforço, no entanto todos se superaram”, disse. À noite, já no hotel, os grupos foram divididos e os alunos ficaram responsáveis pelos cartões que abrem as portas dos quartos. “ São ações simples mas que exigem a responsabilidade”, ressaltou a diretora.

Já no sábado de manhã, todos foram conduzidos para a Estação de Ciências da Universidade de São Paulo – USP, onde tiveram contato com as experiências realizadas no museu interativo. “ Foi muito interessante porque eles tiveram oportunidade de ver na prática muitos conteúdos de sala de aula referentes aos princípios da química, física e ciências. No final o supervisor da USP nos parabenizou pelo nível de questionamento dos nossos alunos. Ficamos orgulhosos”, informou.

“ Eu gostei muito da viagem, principalmente do Museu do Ipiranga. Aprendi que antigamente tudo era feito com as mãos e hoje por máquinas. Foi uma ótima oportunidade”. A declaração é do aluno Felipe Mayon da 5ª série. Já as amigas Ana Vitória Cidade Costa e Nara Sakurai, ambas da 4ª série ficaram impressionadas com o que viram no zoológico. “ Achei lindo o leão marinho, é muito grande”, declarou Ana Vitória.

Ainda no sábado à tarde, todos foram dar um passeio no shopping Eldorado onde muitos ficaram tentados em gastar mas alguns resistiram, como foi o caso da pequena Nara Sakurai que conseguiu economizar e devolveu quase R$ 50,00 para o pai. “ Não é fácil, dá vontade de comprar tudo que vê”, disse.

O aluno Thauan Santos Soares, da 7ª série destacou que a viagem foi especial porque além de aprender muito, também proporcionou a integração com os outros alunos. “Foi muito bom porque fiz amizade com o pessoal de outras séries. Gostei de ir no museu ver as armaduras, as roupas de época, as armas. Adorei o museu dos dinossauros, ver os animais empalhados e depois ir ao zoológico e ver os animais vivos. Na USP foi demais, sentir o cabelo em pé por causa da eletricidade, aprender mais sobre a matemática e a geologia. Foi muito legal”, destacou.

A viagem também proporcionou momentos especiais para o professor de matemática do Ceca, Hailton Cesar Palmeira que teve a oportunidade de voltar à capital paulista depois de muitos anos. “A primeira vez que fui para São Paulo foi numa excursão da minha escola quanto eu tinha 12 anos de idade e hoje voltei como professor. É uma experiência importante porque colabora para a responsabilidade e amadurecimento dos alunos”, finalizou.

Nenhum comentário: