quinta-feira, 26 de setembro de 2013

MAQUETES

Ao realizar a construção de uma maquete os alunos passam por várias experimentações matemáticas:
 # Utilizar vários instrumentos de medida e comprimento;
 # Saber que as unidades de medida são uma convenção;
 # Saber ler e escrever a representação numérica das medidas de comprimento;
 # Criar representações bidimensional e tridimensional do quarteirão da escola estabelecendo relações de proporcionalidade.
Quando nos preparávamos para estudar o tema " Bairros " em geografia, esbarramo-nos com um outro conteúdo tão importante quanto este - Matemática - Medidas.
Foi aí que unimos as duas disciplinas complementando uma à outra.
Com o desenrolar do conteúdo surgiu a ideia da construção de uma maquete do quarteirão da escola. Após darmos uma volta no mesmo para observá-lo e registrar suas dependências inicia-se o trabalho.
Os alunos passam a selecionar os materiais que serão utilizados e durante a escolha os alunos discutem quais seriam as melhores caixas para representar cada uma das dependências,como poderiam ilustrá-las, quais poderiam representar casas, edifícios, etc.
E aqui está o resultado final de tantas discussões e aprendizagens sobre o tema!

Profª Zuleica - 3º anos






Um comentário:

Professora Gemima disse...

Parabéns aos alunos e a Professora pelo trabalho.