segunda-feira, 16 de junho de 2014

PROJETO - EU E VOCÊ X COPA DO MUNDO

" Ainda que sejamos seres independentes e únicos, não vivemos isolados,faz parte da natureza humana a necessidade do convívio social: vivemos em um mundo de ação, reação e interação". ( Organização Brahma
Kamaris/ UNICEF ).

  Com o objetivo de fazer nossas crianças perceberem-se como membros de um grupo, a profª do nível III- Sílvia, uniu o projeto anual " EU e VOCÊ " com o maior evento do ano de 2014 " A Copa do Mundo ", e escolheu o tema Futebol para realizar atividades e desenvolver este sentimento.
  As crianças precisam vivenciar situações diferenciadas como:trabalhar individualmente, em duplas, em
grupos,vivenciar situações de conflito, frustrações, negociações, cooperações, regras e, nada melhor do que trabalhar o jogo de futebol para vivenciar essas situações e poderem desenvolver habilidades, qualidades pessoais e atitudes sobre as quais a cooperação está baseada.
Foram aplicadas várias dinâmicas onde os alunos puderam vivenciar estas situações e colocar em prática durante o jogo. Após, nas rodas de conversa compararam comportamentos e atitudes que foram tomadas durante as experiências vividas e o que acontece num jogo de futebol como:
    * Todos podem vencer?
    * Quando um time marca um gol, o outro time tem o direito de " brigar "?
    * Qual o comportamento adequado entre torcidas?
    * Todos conseguem chutar a bola ao mesmo tempo?
    * O que é necessário para que um time ganhe o jogo,ou,consiga jogar melhor?
    * Posso brigar,reclamar ou sair do jogo quando o outro " rouba " a bola do time adversário?
  Logo depois de todas as discussões,práticas e negociações, a profª percebe que hoje seus alunos passaram a conviver melhor,discutem pontos de vista desencontrados e resolvem as  relações estremecidas com mais facilidade.

























 /

Nenhum comentário: