quarta-feira, 15 de maio de 2013

PROJETO VIVER NA DIVERSIDADE - 6º, 7º, 8º e 9º Ano



Não podemos mudar sempre as coisas,
Mas podemos tentar olhar de uma outra maneira.
Albino Gomes



Ao pensar na diversidade humana, no olhar de diversas maneiras é que estamos refletindo sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na escola CECA .
Este projeto, iniciado em fevereiro deste ano no Fundamental 2, tem como proposta refletir com os 6⁰, 7 ⁰, 8 ⁰ e 9 ⁰anos separadamente sobre o que são as deficiências, os transtornos do desenvolvimento e como compartilhar o espaço escolar com todos, respeitando e convivendo com as características individuas de cada colega.
Como sempre, esta faixa etária nos surpreende, mostrando caminhos para ampliar as relações, o processo de aprendizagem, as ajudas, as parcerias, o compartilhar experiências e histórias. Nossos encontros mensais às segundas-feiras servem como disparador de reflexões para serem feitas e  vivenciadas durante o mês com os professores e colegas.
Esta experiência nos remete ao eixo e à meta destes encontros, que é de ajudar cada um a refletir como pode conviver com o outro, respeitando suas diversidades, partindo do princípio de que temos diferenças e somos diferentes.
O ambiente familiar, a qualidade da relação com os filhos, como a família compreende e conversa sobre as diferenças visíveis e não visíveis do ser humano com seus filhos com certeza possibilitam que este aluno, atualmente inserido em um sistema de educação focado no respeito à diversidade,aprenda e leve para sua vida, com mais facilidade, experiências de viver respeitando e entendendo as diferenças individuais de cada ser humano.
Este projeto realmente possibilitará vivermos e convivermos em um espaço educacional compartilhando e aprendendo a viver na diversidade. Caso vocês, pais, tenham interesse em conversar sobre estes assuntos que compartilhamos com seus filhos, entrem em contato pelo meu e-mail: madasantanna2@gmail.com. Estarei à disposição.
Boas conversas sobre a diversidade humana com seus filhos.

Maria Madalena Moraes Sant´Anna
Terapeuta ocupacional
CREFITO 779-8

Nenhum comentário: