sexta-feira, 1 de março de 2013

Descobrindo minha história

O homem não faz nenhuma ação em sociedade, por mais simples que seja, sem se comunicar. Ao ensinar a ler e a escrever, é possível trabalhar com a língua viva, como é usada no dia-a-dia.

Assim sendo, os alunos do 1º ano iniciaram as atividades de Língua Portuguesa estudando o gênero textual "Registro de Nascimento".

Ao ensinar gêneros na escola, por mais simples que eles sejam, todas as palavras e letras ganham significação, portanto, o estudo dos gêneros textuais contribui para aumentar o grau de letramento dos alunos e, assim, contribuímos para que eles sejam cidadãos mais conscientes e pensantes.

Ao analisar um Registro de Nascimento em comum, disponibilizado aos alunos pela Professora Renatha, as crianças puderam perceber as características deste gênero; dessa forma, até mesmo as crianças que não sabem ler conseguiram localizar as informações pretendidas.

O estudo deste documento possibilitou também a pesquisa da história de cada um, além de atividades matemáticas, confecção da árvore genealógica e o RG de cada criança. As atividades pedagógicas realizadas proporcionaram aos alunos descobrir onde e para que podemos usar este tipo de documento.




Nenhum comentário: