quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Como desenvolver relações matemáticas no Nível III com a construção de uma cabana

A turma da professora Sílvia teve que executar uma proposta de montar uma cabana no parque, onde todos teriam que tomar o lanche dentro dela.
Puxa lençol daqui, puxa dali. Coloca na árvore, não dá pra amarrar de lá, faltou tecido daqui. Até que olharam para o escorregador e viram nele uma armação pronta e o grito:
- No escorregador dá!
Volta toda a discussão: puxa daqui, puxa de lá, assim não pode, sobe ali, até que:
- Ufa... ficou pronta!




Quem diria que uma brincadeira tão simples poderia desenvolver a competência de solucionar problemas e pensar matematicamente:
- Discussões;
- Melhor maneira de prender o pano;
- Posição: altura, tamanho (para que caibam todos);
- Autonomia;
- Decisão de grupo;
- Ajuda mútua.

É assim, na Escola CECA os alunos aprendem e desenvolvem uma gama de conceitos desde pequenos.

Um comentário:

Lidiane disse...

Fabuloso, Parabéns Escola CECA, Parabéns Prof. Silvia.