quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto de trânsito colabora para formação da cidadania


Alunos do maternal: prontos para largada
Motocas, patinetes, bicicletas e triciclos de vários tamanhos tomaram conta da Escola Ceca durante a Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro. O saldo do passeio educativo foram dezenas de infrações de estacionamento irregular, ultrapassagens proibidas e avanço do sinal vermelho.
 Esta atividade, parecida com uma divertida brincadeira é um projeto sério coordenado todos os anos pela professora de educação física Zoé Arantes Bracci. O objetivo, é conscientizar as crianças , de forma lúdica, sobre a importância de se respeitar as regras do trânsito. 
Durante os dias 20 e 21, os alunos percorreram um trajeto traçado dentro da escola para aprender mais sobre as regras básicas do trânsito. “É uma atividade interessante porque mostra para as crianças, na prática , como devemos nos comportar no trânsito”, garantiu.

Professora Zóe explica sobre as regras básicas do trânsito

Ainda de acordo com a professora, o trabalho também  atende  a parte motora dos alunos como lateralidade, espaço corporal , deslocamento, domínio e conhecimento do lado direito e esquerdo, frente e atrás. Segundo ela, a ação é multidisciplinar e contou com o apoio de todos os professores e dos pais. “ Durante um mês os alunos tiveram informações sobre o assunto. Todos foram orientados para perceber o comportamento  dos pais no trânsito”, explicou.
Para a jornalista Elsa Caldeira, mãe do aluno Gabriel Caldeira Ereno, de cinco anos, as atividades mudaram o comportamento  do filho. “ Sempre tivemos dificuldade para ele ficar na cadeirinha no carro, com as dicas da professora ele mesmo toma a inciativa e faz questão de colocar  o cinto de segurança sozinho”, comentou.
Hora de atravessar a rua na faixa de pedestre
Conforme a diretora da escola, Cristina Pietrobom  o projeto de trânsito é uma tradição na escola e tem colaborado  na formação da cidadania dos alunos. “ É um trabalho que precisa do envolvimento  de todos, principalmente da família, pois não adianta a criança aprender na escola a importância do uso de cinto de segurança, por exemplo, se os pais no dia a dia não usarem o equipamento”,  comparou a diretora.

Um comentário:

Linda Maria disse...

Ah! Amei!
Tenho certeza da aprendizagem pq fez sentido, teve significado!
Espero que incentive o Caio a "treinar" mais...Ele não curte muito andar de bicicleta.(será que é dificil para ele, ainda e que, por isso, não faz? É uma caracteística (não "gostar" de andar de bicicleta ou um jeito que desviar-se das dificuldades, especialmente no convívio com os colegas?)
Isso é bem coisa de vó, que, educadora por 40 anos, não perde aquela sensação de que há algo por detrás do que vemos e que é nossa tarefa - dos educadores - buscar vê-lo, ouví-lo, pressentí-lo, sentí-lo e - depois - dar conta da missão de educar???
rsrsrs
Beijo em todos!
Muita Luz!