segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Animal de estimação = responsabilidade,respeito,autonomia...


 Aprender a conviver com sentimentos faz parte da vida do ser humano, e as crianças desde cedo podem ser estimuladas a olhar o outro de uma forma diferente. Muitos não percebem, mas a solução para alguns conflitos dos pequenos pode ser um animal de estimação.
O convívio da criança com os animais, não resulta apenas em diversão e lazer. É importante fazer com que as mesmas compreendam o lugar e o papel de cada animal no mundo.
 Alguns benefícios como desenvolvimento de um senso de responsabilidade maior e a possibilidade de prepará-los emocional e socialmente são algumas das vantagens que a presença de animais pode trazer, pois ajudam os pequenos a desenvolver habilidades sociais implicando no reconhecimento do sentimento do outro. Os animais têm uma resposta clara para isso.
 Se eu sou hostil ou ameaçador, ele foge. Se eu sou delicado e carinhoso, ele se aproxima. O animal não disfarça, o que faz com que a criança tenha uma noção mais clara das consequências de seus atos. Desenvolve a empatia de entender o que o outro sente. Violência, agressão e egoísmo nascem dessa incapacidade de reconhecer que o que eu faço é ruim para a outra pessoa .
A responsabilidade que a criança terá ao cuidar do seu animalzinho desenvolve a autonomia, afetividade e os mais diversos sentimentos como alegria, frustração e respeito.
A nossa mascote CIND (porquinha da índia) tem despertado um carinho muito grande não só pelas crianças do nível III como por todos da escola, e o mais interessante é ver o cuidado e a preocupação para entenderem quais são os sentimentos e os desejos dela.
Você sabia que os porquinhos da índia possuem uma linguagem de voz?
- Cuii, cuiii, cuii! – pode estar pedindo atenção, ou...É hora de comer!
A maior felicidade das crianças é fazer o barulho no saco de ração ou qualquer sacolinha, pois a CIND fica completamente louca ao ouvir o som. Isso traz muita alegria.
- Cuiiiiiiiiiiii! – O guinchar agudo sinaliza medo, desespero, dor.
- Purrrrrrr! Som similar ao ronronar de gatos indica prazer e segurança.
E assim,os alunos do nível III, vão aprendendo à lidar com os animais e principalmente se relacionar uns com os outros!

Profª Silvia.





                         

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns a Escola CECA por mais um trabalho maravilhoso.
Parabéns Professora Sílvia por tanta dedicação , amor e carinho com seus pequenos alunos, são mais de 17 anos de profissionalismo.
Parabéns a toda equipe CECA.