quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Poetizando com o 1º ano...

“Poetizar é falar das coisas não como elas são, mas como as vemos e sentimos em um determinado instante chamado de inspiração.”

A experiência linguística começa com o nascimento, quando os primeiros sons e acordes são ouvidos. O som, primariamente, extrapola o significado nas parlendas, canções de ninar, poemas. Em seu cotidiano, a criança vive a poesia através das brincadeiras, da invenção de rimas, dos trava-línguas, músicas, etc. É na atividade criativa com a língua que a criança constrói formas originais de ver o mundo.

O uso de figuras de linguagem aproxima o texto lido da imaginação das crianças, além de propiciar situações onde elas possam brincar com a escrita e divertir-se com a leitura. Como diz José Paulo Paes*, “a poesia tende a chamar a atenção da criança para as surpresas que podem estar escondidas na língua que ela fala todos os dias sem se dar conta delas”.

Assim sendo, estudar os poemas com os alunos do 1º ano será enriquecedor para ambas as partes – alunos e professora. E poder contar com a participação dos pais no envio dos textos torna esse trabalho ainda mais significativo.

Considerações da professora Renatha.




* PAES, José Paulo. “Poesia para crianças - Um depoimento” Editora Giordano, 1996 ”

Nenhum comentário: