sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O maravilhoso mundo do Cordel

O nome cordel foi dado porque a poesia é pendurada em cordas, vendido até hoje dessa maneira em feiras do nordeste, a propaganda desta literatura é feita nas feiras mesmo, o repentista cantando a poesia ou fazendo improviso para atrair os fregueses.
O cordel é muito antigo, nasceu na Idade Média onde era usado para documentar os fatos, transmitir informações e para entretenimento. Mas depois da Idade Média o cordel já servia para muitas finalidades, nos séculos XI e XIII na Europa foi usado para contar histórias de descobrimentos e de terras desconhecidas, esta poesia também já foi usada para documentar fatos históricos, como o ataque as torres gêmeas e o caso da menina Isabela. Há cerca de 2.000 anos atrás os gregos usaram o cordel para contar histórias mitológicas.
A diferença da Poesia Erudita para a Poesia de Cordel (ou de folhetos) é que a de cordel é simples, com uma linguagem popular e obrigatoriamente é rimada, já a erudita a linguagem é mais complicada.

Beatriz Pereira Sella e Franco Góis Fraccaroli 


A literatura de Cordel foi tema de estudo dos alunos do 7º ano nas aulas de Oficina de Texto, com orientação da professora Gemima Serassuelo. O texto acima foi escolhido pela turma por votação para publicação.

Nenhum comentário: