quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Pais são Pais; Não Amiguinhos

"Falemos de família; falemos de filhos; falemos de responsabilidades! Nenhum adulto pode eximir-se da responsabilidade de ajudar a educar os jovens com os quais convive, sejam eles filhos, sobrinhos, irmãos mais novos, filhos de amigos, alunos; sejam eles o que forem! Cada um de nós, adultos, é responsável por uma parcela da educação dos jovens com quem convive.
É muito comum, porém, vermos situações nas quais chegam à escola mamães de jovenzinhas de treze ou quatorze anos, dizendo-se muito amigas de suas filhas e pedindo à coordenadora da escola, ou coordenador, que resolva determinada situação problemática. Não pedem ajuda a resolver a situação; pedem que a escola a resolva; aliás, exigem a resolução do problema, porque "eu sou tão amiga de minha filha; não posso conversar sobre isso com ela...". Não se deram conta de que mãe é mãe, e não amiguinha; pai é pai, e não amiguinho. Temos de ser amigos dos jovens, sim, mas não como os que têm a mesma idade deles."

FONTE: Dilson Catarino, Folha de Londrina, 19 de Maio de 2010. Coluna Educar-se.

2 comentários:

Anônimo disse...

perfeita a colocação! Há, mesmo, uma inversão de papéis: mães que desejam ser amiguinhas porque não encaram que a própria infancia terminou e que vive a plenitude da vida adulta; pais querendo ser garotinhos ou garotões porque, como diz madalena Freire, "crescer dói". Assumir a vida adulta é assumir-se, buscando o auto conhecimento e a auto transformação de modo a ser um bom modelo aos filhos e filhas. Viver a "mocidade eterna" é gesto de profunda imaturidade e o papel de pai e mãe exige amadurecimento.
Gostei demais do artigo! parabéns!

Keila Cidade disse...

Concordo plenamente... mãe é mãe! A responsabilidade de educar, dar limites , afeto é da mãe, não da amiguinha! Ser amiga de minhas filhas vem em decorrencia da confiança mútua que desemvolvemos com base no respeito e afeto, mas de forma alguma posso me "igualar" as amiguinhas que são as parceiras de idade, que pensam quase igual, e tem a mesma imaturidade. Aí não dá !! Amizade entre pais e filhos , acredito eu, é uma parte da educação, mas que envolve o respeito e a hierarquia , de quem é o responsável, capaz de ouvir, apoiar, ser companheiro, mas tambem de corrigir, encaminhar e instruir nas questões da vida.
Amiga..sim..."amiguinha", nem pensar!!!!