terça-feira, 28 de maio de 2013
A importância de brincar com o outro!
A criança que brinca com o outro se defronta com problemas e desafios constantes sendo necessário usar de recursos e estratégias para convencer, dividir e dialogar. A Escola Ceca prioriza o brincar e o vê como uma oportunidade de interação e socialização das crianças.
O papel do professor mais que de um observador é o de intervir provocando os alunos a construir essas estratégias para os relacionamentos.
Considerações da coordenação.
quarta-feira, 22 de maio de 2013
quarta-feira, 15 de maio de 2013
PROJETO VIVER NA DIVERSIDADE - 6º, 7º, 8º e 9º Ano
Mas podemos tentar olhar de uma outra maneira.
Albino Gomes
Ao pensar na diversidade humana,
no olhar de diversas maneiras é que estamos refletindo sobre a inclusão de
pessoas com necessidades educacionais especiais na escola CECA .
Este projeto, iniciado em
fevereiro deste ano no Fundamental 2, tem como proposta refletir com os 6⁰, 7
⁰, 8 ⁰ e 9 ⁰anos separadamente sobre o que são as deficiências, os transtornos
do desenvolvimento e como compartilhar o espaço escolar com todos, respeitando
e convivendo com as características individuas de cada colega.
Como sempre, esta faixa etária
nos surpreende, mostrando caminhos para ampliar as relações, o processo de aprendizagem,
as ajudas, as parcerias, o compartilhar experiências e histórias. Nossos
encontros mensais às segundas-feiras servem como disparador de reflexões para
serem feitas e vivenciadas durante o mês
com os professores e colegas.
Esta experiência nos remete ao
eixo e à meta destes encontros, que é de ajudar cada um a refletir como pode conviver
com o outro, respeitando suas diversidades, partindo do princípio de que temos
diferenças e somos diferentes.
O ambiente familiar, a qualidade
da relação com os filhos, como a família compreende e conversa sobre as
diferenças visíveis e não visíveis do ser humano com seus filhos com certeza possibilitam
que este aluno, atualmente inserido em um sistema de educação focado no
respeito à diversidade,aprenda e leve para sua vida, com mais facilidade,
experiências de viver respeitando e entendendo as diferenças individuais de
cada ser humano.
Este projeto realmente
possibilitará vivermos e convivermos em um espaço educacional compartilhando e
aprendendo a viver na diversidade. Caso vocês, pais, tenham interesse em
conversar sobre estes assuntos que compartilhamos com seus filhos, entrem em
contato pelo meu e-mail: madasantanna2@gmail.com. Estarei à disposição.
Boas conversas sobre a
diversidade humana com seus filhos.
Maria Madalena
Moraes Sant´Anna
CREFITO
779-8
terça-feira, 7 de maio de 2013
Os Jogos e a Estimulação Social - 5º Ano
Os jogos estimulam a vida social e a atividade construtiva da criança além de propiciar o desenvolvimento do pensamento lógico e a formação de seus valores sociais e morais.
O jogo é uma competição física ou mental e deve proporcionar desafios, permitir a auto avaliação dos jogadores em relação aos seus erros e assim construir relações entre as suas ações e as consequências das mesmas.
Segundo Piaget "O novo conhecimento se desenvolve pela modificação ativa que a criança faz do seu próprio conhecimento anterior." Portanto o aluno deve estar em constante processo construtivo e o professor deve incentivar tudo que valorize esse processo.
Através dos jogos as crianças desenvolvem a confiança e, as crianças que confiam na sua capacidade de tirar conclusões próprias constroem o conhecimento com maior rapidez.
Levando em consideração o processo de aprendizagem e sabendo que a interação com seus colegas ajuda na formação dos valores morais, pois a criança constroe seus valores morais mais livremente quando está em situação de igualdade em relação aos seus pares, propus aos alunos que, usando o conteúdo trabalhado na disciplina de geografia sobre formas de relevo, elaborassem um jogo da memória.
Os alunos foram divididos em pares e cada dupla ficou responsável por elencar as informações que seriam usadas no jogo.
Usando a interdisciplinaridade os alunos desenvolveram na disciplina de português o resumo das informações para serem usadas nas cartas do jogo e em matemática o trabalho com o uso da régua para medida dos cartões assim como cálculo para saber a quantidade de cartões necessários para o jogo e quantos cada aluno deveria fazer.
O resultado do trabalho foi a oportunidade do trabalho em grupo onde desenvolveram relações sociais, seu processo de aprendizagem e fixação do conteúdo trabalhado no trimestre.
Considerações da Prfª Lígia
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