sexta-feira, 13 de abril de 2012

Construindo Palavras

"Escrever é diferente de falar. Escrever textos é uma maneira diferente de produzir linguagem." (Alfabetizando - Escola da Vila).

Na tarde desta quinta-feira, 12/04, os alunos do 1° ano A da professora Renatha realizaram uma  'Gincana das Letras'. A proposta dada pela professora tinha como principal objetivo a construção das palavras e a troca de ideias no grupo.
A turma foi dividida em 3 grupos de 3 crianças. Um deles seria responsável pela escrita e os outros dois deveriam ajuda-lo com letras e palavras. A professora sorteava letras utilizando o alfabeto móvel e a cada letra sorteada uma nova missão era dada aos grupos.
Ao final da gincana a professora Renatha entregou-lhes o material dourado para contagem dos pontos, cada palavra escrita valia 1 ponto. Os grupos, então, organizaram-se da seguinte maneira: 1 integrante ficaria responsável por contar quantas palavras havia em cada letra sorteada, outro pegaria a quantidade citada em unidades do material dourado e o 3° integrante teria a responsabilidade de contar as peças.

1° ano A realizando a missão com as letras.

Contagem dos pontos.
"O escritor é aquele que se permite escrever. Escreve porquê gosta de fazê-lo, escreve para ser lido, escreve apenas para brincar com as palavras, para exercitar-se, escreve para registrar uma ideia ou sentimento." (Alfabetizando - Escola da Vila).

terça-feira, 10 de abril de 2012

Palestra: Higiene Pessoal


Na última quinta-feira, dia 05/04, os alunos do 6° e 7° ano assistiram a uma palestra sobre Higiene Pessoal. Os palestrantes são alunos do 3° ano do Ensino Médio do Colégio SESI. Entre eles estavam nossos ex-alunos Kawane Moura e Athos.
Durante a palestra foram abordados os hábitos de higiene, entre eles os cuidados com as mãos, unhas, dentes, cabelos. Falou-se sobre benefícios e também malefícios - doenças causadas pela falta de higiene.
Ao final o grupo de estudantes convidou 2 meninos e 2 meninas para a 'dinâmica da sujeira' e ensinou a todos como devemos lavar as mãos para que fiquem realmente limpas.