terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Alunos recebem certificados da Câmara

-->
Pr. Gerson, professora  Claudia , Elsa Caldeira  e  alunos
O presidente da Câmara de Londrina, pastor Gerson Araujo esteve na escola Ceca no último dia 06 de dezembro para entregar os certificados aos alunos participantes do Projeto Cidadania e Politica. A proposta que visa levar informações sobre politica, democracia, cidadania e constituição para os alunos da 6ª e 7ª séries foi iniciada no mês de setembro e contou com 10 oficinas sobre os temas sugeridos.

O trabalho coordenado pela jornalista e assessora parlamenta  Elsa Caldeira teve como foco principal a educomunicação. “ Utilizei uma metodologia diferenciada baseada na apresentação de textos, vídeos, musicas e muito debate sobre os temas. No final os alunos fizeram um programa de rádio para expressar o que aprenderam”.

Já o presidente da Câmara Gerson Araujo garante que o projeto atingiu seus objetivos. “ As crianças foram na Câmara apresentar o programa de rádio para os vereadores que ficaram impressionadas o nível do trabalho, por isso queremos levar esta experiência para as escolas públicas no ano que vem e queremos contar com a participação dos alunos do Ceca”, declarou. ( Veja as imagens  individuais na sessão fotos)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Projeto colabora para formação de jovens mais críticos

-->
Depoimentos dos alunos participantes do projeto Cidadania e Política mostram mudança de comportamento com relação aos conceitos de democracia, cidadania, constituição e política

Diretora Cristina, recebe certificado de participação no Projeto Cidadnaia e Politica
A Câmara Municipal de Londrina encerrou na sessão da última terça-feira, 29, a primeira edição do Projeto Cidadania e Politica, realizado em parceira com o Centro Educacional da Criança e Adolescente – Escola Ceca. Participaram da solenidade, além dos vereadores, a diretora da escola Cristina Pietrobom, a professora de história e filosofia Claudia da Silva Souza e os 26 alunos participantes do projeto.
Durante o evento, foi veiculado o programa de rádio produzido pelos estudantes como resultado das 10 oficinas educomunicativas realizadas nos últimos dois meses na escola Ceca. Para a coordenadora do projeto, Elsa Caldeira, o trabalho alcançou os objetivos. “ As oficinas foram realizadas semanalmente e proporcionou o debate sobre a politica, cidadania, democracia e constituição. No programa de rádio eles expressaram o que aprenderam. Cada grupo apresentou um tema, escolheu as musicas, produziu os textos, enfim, os alunos se sentiram sujeitos do processo e isso é muito importante”, ressaltou.

Vereadores ouviram programa de rádio feito pelos alunos
Já a diretora do Ceca, Cristina Pietrobom, elogiou a inciativa da Câmara e revelou o amadurecimento dos alunos com a realização do projeto. “ Durante dois meses a escola respirou política. Os alunos se envolveram, aprenderam sobre importância da participação, da responsabilidade do voto, dos seus deveres e direitos. Uma experiencia que eles vão levar para o resto da vida”, disse.

Para a aluna Isadora Hildebrando, o projeto mudou seu conceito sobre politica. “ Antes eu pensava como todo mundo pensa: que a política retratava milhares de ladrões que só sabiam roubar o dinheiro do povo. Hoje sei que não devemos deixar de lado as coisas ruins da politica, mas podemos acreditar que existem bons políticos com capacidade para melhorar o nosso país”, declarou a aluna.

Os alunos ficaram atentos às atitudes dos vereadores
Na opinião do estudante Luiz Gonzaga Lacerda de Athayde Neto, o projeto foi uma experiência única.. “ Aprendi que a política vai além do que vemos na mídia. A corrupção é uma realidade, mas também tem muita gente honesta. Gostei muito de fazer o programa de rádio e o maior resultado de tudo isso é o grêmio que estamos organizando na escola”, destacou.

A professora de história e filosofia da Escola Ceca, Claudia da Silva Souza teve um papel fundamental no decorrer do projeto. Os conteúdos das oficinas foram incluídos na suas aulas, o que colaborou muito para o resultado final. “ Hoje as crianças estão mais conscientes sobre a importância do voto, vão cobrar isso em casa e na sociedade. Este projeto fez uma diferença enorme em nossas vidas”, declarou.

Alunos, professores, vereadores , pousam para foto oficial
O presidente do Legislativo, Gerson Araujo agradeceu o empenho de todos e comemorou os resultados do projeto. “ Acredito que atingimos nosso principal objetivo que é colaborar para a formação de jovens mais criticos e autônomos. Este projeto piloto, mostrou que a Câmara tem condições de levar esta proposta para as escolas públicas no próximo ano”, disse Araujo.

Ao final do evento, a diretora da escola recebeu um certificado de participação no Projeto Cidadania e Política. Em seguida, vereadores e alunos tiveram um momento de confraternização na sala da presidência. Na próxima semana todos os alunos vão receber o certificado de participação durante o evento de encerramento das aulas. ( Fotos: Devanir Parra)