sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Alunos homenageiam Dia da Consciência Negra

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Para homenagear  o Dia da Consciência Negra,  comemorado em 20 de novembro, a Escola Ceca realizou uma série da atividades sobre o tema envolvendo as disciplinas de artes, português e história. Entre as ações realizadas estão leitura e debate sobre a poesia Navio Negreiro de Casto Alves, confecção de máscaras africanas, pinturas em telas, produção de textos e aula de dança e percussão. .

Segundo a professora de arte, Valéria Oliveira Dalry o debate sobre a cultura afro faz parte da grade curricular da escola desde a criação da lei 10.639/2003 que institui o ensino desta cultura nas escolas públicas e particulares. “ Para este ano escolhemos autores como Castro Alves, os artistas plásticos Debret que retrata o Brasil na época da escravidão, as pinturas de Carybé e a cultura africana por meio da confecção das máscaras”, informou.

Já a professora de história Claudia Souza da Silva destacou a apresentação de um grupo de dança afro na escola. “ Eles ensinaram passos da dança africana e como se toca o atabaque. As crianças adoraram”, declarou.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lições de cidadania e política invadem as ondas do rádio

Estudantes que participaram de oficinas educomunicativas sobre política, cidadania e democracia, gravam programa de rádio sobre os temas

Alunos se preparam para gravação do Programa de Rádio
Os alunos do Centro Educacional da Criança e Adolescente (Escola Ceca) participaram na manhã de terça-feira, na sede da Câmara Municipal de Londrina, da gravação do programa de rádio que encerrou oficialmente as atividades do Projeto Cidadania e Política.   Iniciativa da Mesa Executiva do Legislativo, o projeto tem como objetivo levar informações sobre a função dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário além de debater os temas como democracia, política e cidadania.

Durante os últimos dois meses, 26 alunos com idades  entre 12 a 14 anos da Escola Ceca participaram de oficinas educomunicativas, coordenadas pela jornalista Elsa Caldeira. A primeira etapa do projeto contou com cinco aulas teóricas, oportunidades nas quais os alunos debateram os conceitos sobre temas democracia, política e cidadania por meio de metodologias específicas.


Aluna se concentra para gravar  roteiro
Posteriormente foram realizados mais cinco encontros com aulas práticas sobre o veículo de comunicação, rádio.  Elsa Caldeira conta que foi  preciso muita criatividade para despertar a atenção dos alunos durante as  oficinas teóricas. “A primeira fase foi mais complexa porque os alunos não estão acostumados a falar sobre estes temas, por isso utilizamos  uma metodologia baseada em vídeos, músicas, fotografias e conversas com personalidades ligadas a política e comunicação”,  relatou a jornalista, citando como exemplo as palestras com o presidente da Câmara, vereador Gerson Araújo (PSDB) e  com  o jornalista e comentarista político Fábio Silveira.

Alunos foram recepcionados pelo Pres. da CML Gerson Araujo
Ainda segundo a jornalista, a  segunda fase do projeto foi bem mais tranqüila. “O rádio  é um veículo de comunicação que chama atenção dos alunos. Todos ficaram atentos para aprender sobre a história do rádio, como fazer a produção, roteirização, locução e finalização de um programa”, informou. O programa produzido pelos alunos da Escola Ceca trata de regime militar; direitos e deveres dos cidadãos; corrupção na política; escolha de candidatos para cargos eletivos, enfim tudo o que foi discutido durante as oficinas.

  A diretorada Escola Ceca, Cristina Pietrobom, garantiu que o projeto despertou nos alunos o interesse pela participação na vida da comunidade. Ela contou que logo após as primeiras oficinas os alunos procuraram a direção da escola para informar que gostariam de organizar um grêmio estudantil.”Fiquei feliz com esta atitude porque percebi o quanto eles amadureceram após a realização dos debates”.

Registro fotográfico de toda equipe e alunos participantes
O presidente da Câmara Municipal de Londrina Gerson Araújo (PSDB) também se disse satisfeito com o andamento do projeto. “Esta proposta visa contribuir para a formação de jovens mais críticos, autônomos e conscientes.  O sucesso deste projeto piloto que está sendo realizado na Escola Ceca mostra que vale à pena investir em educação sobre cidadania e política, por isso queremos  ampliar esta proposta, levando o projeto para  as escolas da  rede pública já no próximo ano”, ressaltou  Araújo. ( Fotos: Devanir Parra)