quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Reportagem sobre Projeto Cidadania Politica - RIC TV

A RIC TV fez uma reportagem sobre o Projeto Cidadania e Politica. Para assistir basta acessar o link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=a2fE4l545eo

Projeto de trânsito colabora para formação da cidadania


Alunos do maternal: prontos para largada
Motocas, patinetes, bicicletas e triciclos de vários tamanhos tomaram conta da Escola Ceca durante a Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro. O saldo do passeio educativo foram dezenas de infrações de estacionamento irregular, ultrapassagens proibidas e avanço do sinal vermelho.
 Esta atividade, parecida com uma divertida brincadeira é um projeto sério coordenado todos os anos pela professora de educação física Zoé Arantes Bracci. O objetivo, é conscientizar as crianças , de forma lúdica, sobre a importância de se respeitar as regras do trânsito. 
Durante os dias 20 e 21, os alunos percorreram um trajeto traçado dentro da escola para aprender mais sobre as regras básicas do trânsito. “É uma atividade interessante porque mostra para as crianças, na prática , como devemos nos comportar no trânsito”, garantiu.

Professora Zóe explica sobre as regras básicas do trânsito

Ainda de acordo com a professora, o trabalho também  atende  a parte motora dos alunos como lateralidade, espaço corporal , deslocamento, domínio e conhecimento do lado direito e esquerdo, frente e atrás. Segundo ela, a ação é multidisciplinar e contou com o apoio de todos os professores e dos pais. “ Durante um mês os alunos tiveram informações sobre o assunto. Todos foram orientados para perceber o comportamento  dos pais no trânsito”, explicou.
Para a jornalista Elsa Caldeira, mãe do aluno Gabriel Caldeira Ereno, de cinco anos, as atividades mudaram o comportamento  do filho. “ Sempre tivemos dificuldade para ele ficar na cadeirinha no carro, com as dicas da professora ele mesmo toma a inciativa e faz questão de colocar  o cinto de segurança sozinho”, comentou.
Hora de atravessar a rua na faixa de pedestre
Conforme a diretora da escola, Cristina Pietrobom  o projeto de trânsito é uma tradição na escola e tem colaborado  na formação da cidadania dos alunos. “ É um trabalho que precisa do envolvimento  de todos, principalmente da família, pois não adianta a criança aprender na escola a importância do uso de cinto de segurança, por exemplo, se os pais no dia a dia não usarem o equipamento”,  comparou a diretora.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Escola realiza atividades sobre trânsito

Na Semana Nacional do Trânsito alunos da Escola Ceca devem trazer suas motocas, triciclos e bicicletas para percorrer um percurso traçado dentro da própria escola; proposta é conscientizar sobre os riscos do trânsito

A Escola Ceca realiza na próxima semana uma série atividades relacionadas ao trânsito. Segundo a coordenadora do “Projeto Trânsito na Escola” , professora de educação física, Zoé Arantes Bracci, proposta visa conscientizar as crianças,de forma lúdica, sobre a importância de se respeitar as regras do trânsito. 
 
Conforme a coordenadora nos dias 20 e 21 de setembro, todos os alunos da escola, devem participar das atividades que serão realizadas numa pista que será montada dentro da escola que terá ruas, estacionamentos, faixas de pedestres e semáforos. “ Os alunos vão trazer suas motocas, triciclos, carrinhos e bicicletas para fazerem o percurso dento da escola e recebem multas no caso de infrações. No final fazemos uma conversa com o grupo para cada um falar o que sentiu durante a experiência”, disse. 
 
Ainda de acordo com a professora, o projeto pretende atender a parte motora dos alunos como lateralidade, espaço corporal , deslocamento, domínio e conhecimento do lado direito e esquerdo, frente e atrás. “ Também estaremos abordando a área educativa com debates sobre o assunto. As crianças vão falar sobre o comportamento dos pais no trânsito e receberão um talão de multa para levar para casa, onde poderão utilizar no dia-a-dia. Com isso vão aprender o que é certo e errado e saber sobre as multas para cada infração cometida”, explicou. 
 
A professora informou também que as ações de conscientização sobre o tema começaram há cerca de um mês.“ É uma atividade interdisciplinar. Os demais professores aproveitam suas aulas para falar sobre o assunto, pois uma semana é insuficiente para se debater as questões do trânsito”, declarou. O final do projeto está marcado para o dia 30 de setembro com uma visita dos alunos de 3ª e 4ª séries na Escola de Trânsito de Londrina, onde haverá palestras e acompanhamento na pista profissional.

Papel dos três poderes é debatido na escola

Atividade fez parte da segunda oficina do Projeto Cidadania e Politica realizada pela Câmara Municipal de Londrina; iniciativa visa colaborar para a formação de jovens mais críticos
Pres. da Câmara Gerson Araujo proferiu palestra aos alunos 
Os alunos da 6ª e 7ª séries do Centro Educativo da Criança e Adolescente, escola Ceca, participam nesta manhã, 15, da segunda oficina do Projeto Cidadania e Politica, realizado pela Câmara Municipal de Londrina. O encontro enfocou temas relacionados a função dos três poderes e a democracia no Brasil.

O presidente do Legislativo, Gerson Araújo, proferiu palestra sobre o papel do Executivo, Legislativo e Judiciário nas esferas dos governos Federal, Estadual e Municipal. “ É importante conversar com os estudantes sobre estes temas. Mostrar que a construção de escolas, postos de saúde, asfalto e limpeza, são funções da prefeitura. Cabe aos vereadores a criação e aprovação de leis e a fiscalização para que isso ocorra. Os estudantes precisam saber destas questões, pois eles representam o futuro”, ressaltou Araújo.

Diretora do Ceca, Cristina Pietrobom recebe CDs de Hinos
Numa outra etapa, os alunos assistiram material multimídia sobre o processo de redemocratização do país desde o governo militar de João Figueiredo, passando pelas “Diretas Já”, eleição e morte de Tancredo Neves, movimento “Caras Pintadas”, Plano Real até os dias hoje. Segundo a coordenadora do projeto, Elsa Caldeira, a cada oficina, os alunos demonstraram mais interesse pelo assunto. “ Procuramos destacar a participação do povo como principal ferramenta do processo democrático”, declarou.

Alunos fazem pergunrtas ao Pres. da Câmara Gerson Araujo
Ao final, a diretora da escola, Cristina Pietrobom recebeu das mãos do presidente do Legislativo, Gerson Araujo, CDs da coleção Nossos Hinos e folders com as letras dos hinos: Nacional, do Paraná, de Londrina e da Bandeira. “ Estamos contentes com este projeto porque está despertando uma visão mais critica nos alunos. Isso é muito bom”, opinou Cristina. Para a próxima oficina, marcada para o dia 22 de setembro, o jornalista Fábio Silveira vai falar sobre Politica e Sociedade.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Alunos do Ceca se empolgam com Projeto Cidadania e Política


Pres. da Câmara Gerson Araujo, Cristina Pietrobom e Elsa Caldeira com os alunos
Oficinas visam levar informações sobre o papel do três poderes, democracia, política e cidadania; projeto piloto vai atender inicialmente 26 alunos da Escola Ceca

A Câmara de Londrina realizou na última quinta-feira, 08, no Centro Educacional da Criança e do Adolescente – Escola Ceca, a primeira oficina do Projeto Cidadania e Política ”. A atividade que contou com a presença de 26 alunos com idade de 12 a 14 anos tem o objetivo de levar informações sobre a função dos três poderes, democracia, política e cidadania.

O presidente da Câmara Gerson Araujo e a diretora da escola Ceca, Cristina Pietrobom fizeram a abertura do projeto, saudando e agradecendo a participação dos jovens . “ Fiquei muito satisfeito com a ótima aceitação do alunos. Acredito que as informações vão contribuir para formação da cidadania de todos os participantes”, declarou Gerson Araujo.

Já a diretora do Ceca, garantiu que o projeto é importante porque vai somar ao conteúdo pedagógico da escola. “ Nossos alunos e professores estão empolgados com este projeto. A escola valoriza muito a educomunicação porque oportuniza novos conhecimentos para alunos”, disse.

Alunos ficarm atentos aos conteúdos apresentados
De acordo com a coordenadora do projeto, jornalista Elsa Caldeira, nesta primeira oficina, os alunos tiveram acesso ao cronograma das atividades e assistiram uma reportagem que mostra o desinteresse dos estudantes pela politica. “ Este material apresenta uma pesquisa feita pela Universidade Norte do Paraná – Unopar com mais de mil alunos em três estados. O resultado mostra que 70% dos entrevistados não sabem quais são os três poderes e qual o papel do deputado estadual”, afirmou.

A coordenadora afirmou ainda que para a próxima oficina, marcada para o dia 15 de setembro,  o presidente da Câmara, Gerson Araujo vai apresentar um material que mostra as funções do Executivo, Legislativo e Judiciário e história da Câmara de Londrina. “ Ao final os alunos participaram de um debate com o presidente do Legislativo para tirar as dúvidas sobre o material apresentado”, explicou Elsa Caldeira.

O Projeto Cidadania e Política tem enfoque educomunicativo e será desenvolvido em duas etapas. Na primeira fase que será realizada no mês de setembro, as oficinas contarão com palestras, debates e seminários. Na segunda etapa, programada para o mês de outubro, os alunos vão aprender sobre a história do rádio, estilos de programas e as técnicas para a produção radiofônica. “

As oficinas ocorrem todas as quintas- feiras pela manhã
O projeto piloto na Escola Ceca será encerrado no início de novembro, quando os alunos participarão de uma sessão da Câmara de Vereadores. Na oportunidade será apresentado o programa de rádio produzido durante as oficinas. Em seguida o material será postado no site oficial do Legislativo para acesso de toda a comunidade. A proposta é que o projeto se consolide como proposta institucional do Legislativo e possa ser desenvolvido nas demais escolas públicas e particulares de Londrina, a partir do próximo ano.