quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ceca inicia atividades sobre o trânsito

-->
Há menos de um mês das comemorações da Semana Nacional do Trânsito, a Escola Ceca se antecipa com uma série de atividades sobre o tema junto a todos os alunos. A proposta visa conscientizar as crianças,de forma lúdica, sobre a importância de se respeitar as regras do trânsito.

A coordenadora do “Projeto de Trânsito” é a professora de educação física, Zoé Arantes Bracci. Ela conta que o trabalho visa atender a parte motora dos alunos como lateralidade, espaço corporal , deslocamento, domínio e conhecimento do lado direito e esquerdo, frente e atrás. “ Também estaremos abordando a área educativa com debates sobre o assunto. As crianças vão falar sobre o comportamento dos pais no trânsito e receberão um talão de multa para levar para casa, onde poderão utilizar no dia-a-dia. Com isso vão aprender o que é certo e errado e saber sobre as multas para cada infração cometida”, explicou.

A professora informou ainda que o projeto já é tradição na escola. Para ela o momento mais esperado é quando se traça um trajeto dentro da escola, com a ruas, sinalização como semáforos, faixa de pedestres, entre outros. “ Neste dia todas as crianças trazem suas bicicletas, motocas, carrinhos, e triciclos para escola. Eles fazem o percurso e recebem multas no caso de infrações. No final fazemos uma conversa com o grupo para cada um falar o que sentiu durante a experiência”, disse.

Enquanto a professora faz os preparativos para o projeto, todos os professores da escola levam informações à sala de aula sobre o tema trânsito. “ O trabalho é multidisciplinar. È importante antecipar porque trata-se de um tema complexo que exige mudança de comportamento. Acredito que uma semana é insuficiente para fazer esta abordagem, por isso estaremos trabalhando durante um mês”, garantiu.

O final do projeto está marcado para o dia 30 de setembro com uma visita dos alunos de 3ª e 4ª séries na Escola de Trânsito de Londrina, onde haverá palestras e acompanhamento na pista profissional.


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Viagem Cultural promove responsabilidade e amadurecimento

Professores garantem que a experiência colabora para fortalecer os conteúdos aprendidos em sala de aula e reforça os laços de amizade entre os alunos
De volta a Londrina, os alunos que participaram da ultima viagem cultural do Ceca trouxeram na bagagem experiências inesquecíveis. Neste ano, a atividade que contou com 40 tripulantes, entre alunos, professores e monitores, teve como destino a maior capital do Brasil: São Paulo. De acordo com a diretora da escola, Cristina Pietrobom, a viagem foi perfeita. “ Tivemos uma programação diversificada que promoveu a autonomia e o desenvolvimento dos alunos”, declarou.

A diretora conta que, ao chegarem na capital paulista na sexta-feira, dia 11, de manhã, os alunos foram conhecer o Museu do Ipiranga, onde aprenderam mais sobre a história do Brasil. Em seguida todos almoçaram em um restaurante próximo. “ O interessante é que cada um ficou responsável por seu dinheiro e tiveram de lidar com isso. Era comum vê-los fazendo contas para somar e dividir a conta”, revelou Cristina.

Na tarde da sexta-feira, foi a vez de conhecerem o zoológico e ver de perto vários animais. “ Este passeio foi um desafio porque exigiu muita caminhada e esforço, no entanto todos se superaram”, disse. À noite, já no hotel, os grupos foram divididos e os alunos ficaram responsáveis pelos cartões que abrem as portas dos quartos. “ São ações simples mas que exigem a responsabilidade”, ressaltou a diretora.

Já no sábado de manhã, todos foram conduzidos para a Estação de Ciências da Universidade de São Paulo – USP, onde tiveram contato com as experiências realizadas no museu interativo. “ Foi muito interessante porque eles tiveram oportunidade de ver na prática muitos conteúdos de sala de aula referentes aos princípios da química, física e ciências. No final o supervisor da USP nos parabenizou pelo nível de questionamento dos nossos alunos. Ficamos orgulhosos”, informou.

“ Eu gostei muito da viagem, principalmente do Museu do Ipiranga. Aprendi que antigamente tudo era feito com as mãos e hoje por máquinas. Foi uma ótima oportunidade”. A declaração é do aluno Felipe Mayon da 5ª série. Já as amigas Ana Vitória Cidade Costa e Nara Sakurai, ambas da 4ª série ficaram impressionadas com o que viram no zoológico. “ Achei lindo o leão marinho, é muito grande”, declarou Ana Vitória.

Ainda no sábado à tarde, todos foram dar um passeio no shopping Eldorado onde muitos ficaram tentados em gastar mas alguns resistiram, como foi o caso da pequena Nara Sakurai que conseguiu economizar e devolveu quase R$ 50,00 para o pai. “ Não é fácil, dá vontade de comprar tudo que vê”, disse.

O aluno Thauan Santos Soares, da 7ª série destacou que a viagem foi especial porque além de aprender muito, também proporcionou a integração com os outros alunos. “Foi muito bom porque fiz amizade com o pessoal de outras séries. Gostei de ir no museu ver as armaduras, as roupas de época, as armas. Adorei o museu dos dinossauros, ver os animais empalhados e depois ir ao zoológico e ver os animais vivos. Na USP foi demais, sentir o cabelo em pé por causa da eletricidade, aprender mais sobre a matemática e a geologia. Foi muito legal”, destacou.

A viagem também proporcionou momentos especiais para o professor de matemática do Ceca, Hailton Cesar Palmeira que teve a oportunidade de voltar à capital paulista depois de muitos anos. “A primeira vez que fui para São Paulo foi numa excursão da minha escola quanto eu tinha 12 anos de idade e hoje voltei como professor. É uma experiência importante porque colabora para a responsabilidade e amadurecimento dos alunos”, finalizou.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ceca promove viagem cultural para 35 alunos

O destino é para  São Paulo onde os alunos devem visitar Museu do Ipiranga, Estação Tecnológica da Universidade de São Paulo – USP,  Zoológico, entre outros pontos turísticos

Os alunos  de 5ª a 8ª séries da escola Ceca estão de malas prontas para mais uma edição do projeto  “ Viagem Cultural”, marcada para esta quinta-feira, dia 11 com destino para São Paulo.  No roteiro estão visitas ao Museu do Ipiranga, Estação Tecnológica da Universidade de São Paulo – USP,  Zoológico, entre outros pontos turísticos.

A diretora do Ceca, Cristina Pietrobom  lembra que o projeto já faz parte do calendário da escola há muitos anos e que todos ficam ansiosos para a viagem. “ O objetivo principal é desenvolver a independência dos alunos e também possibilitar que eles vivenciem na prática conteúdos repassados durante as aulas”, disse.

Outro fator relevante destacado pela diretora é a contratação da agência responsável  pela viagem. “  Os pais ficam tranquilos porque sabem que esta empresa é parceira há anos e é especializada neste tipo de atividade”, declarou.

No total devem embarcar 35 alunos com idade que variam de 9 a 14 anos. A saída esta marcada para as 11h e o retorno para o dia 13, sábado. Boa viagem!

Alunos se unem contra o Bullying

Depois de dois meses de debate, os alunos mostram suas ideias e projetos para acabar com a discriminação e violência na escola

Eu vou começar
A te falar sobre o lance meu irmão
Do bullying,
é discriminiação

Esse lance não vem coração
É coisa de doidão
Quando um valentão todo forte, tem fama de gostosão
Mas que é um manezão.

As estrofes acima fazem  parte de um dos raps contra o bullying apresentado na última terça-feira, dia 09, na Escola Ceca. O trabalho faz parte do projeto “ Todos contra o Bullying” que vem sendo realizado pela escola há dois meses. 

A coordenadora do projeto professora Gemima Pasqualinotto conta que foram realizadas várias atividades com alunos de 5ª a 8ª séries envolvendo as disciplinas de língua portuguesa, filosofia e história. “ Os professores  incluíram nos conteúdos pedagógicos o debate sobre o tema que foi bem aceito por todos”, disse a professora.

Ainda conforme ela, os grupos acabaram definindo várias linguagens para discutir o assunto. “ A turma da 5ª série optou por uma aula deliberativa, onde todos puderam  fazer propostas sobre as formas de reflexão sobre o tema. No final, eles votaram pela proposta que prevê  a confecção de pulseiras coloridas  que vão aproximar os alunos que não se conhecem” explicou.

A ideia, segundo a professora é que a cada dia, os alunos usem pulseiras de cor diferente e na hora o intervalo possam se comunicar com aqueles que usam a mesma cor. “ Eles  optaram por esta estratégia depois de perceberam que normalmente bullying ocorre porque não se conhecem”, disse.

Já o alunos da 7ª série optaram ir para o  calçadão da cidade, entrevistar as pessoas sobre os que elas pensam sobre o bullying. No final, eles editaram um documentário em vídeo mostrando a experiência. “ Achei muito legal sair da sala de aula e fazer as entrevistas. Percebi que o bullying também acontece fora da escola. Está em todos os lugares”, relatou o  aluno Renato Barzon.

Outro grupo de alunos da 7ª série optou em realizar dois comercias  mostrando cenas de violência dentro do espaço escolar. Todavia os raps  com letras relativas ao tema tomou conta  do evento assistido pelos pais, demais alunos e professores.

“Achei fantástico o trabalho das crianças. É muito importante debater este tema. Temos de começar de alguma forma porque é difícil acabar com a prática, mas temos de falar e discutir, tanto na escola como em casa”, declarou  Maria Tereza Devides, mãe da aluna Maria Isabel, da 7ª série.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Alunos apresentam resultados do projeto "Todos contra o Bullyng"

Durante dois meses os alunos da escola Ceca debateram o bullyng abertamente. Agora eles querem mostrar tudo que fizeram para os colegas, pais e professores

Os alunos da 5ª a 7ª séries da Escola Ceca apresentam nesta terça-feira, a partir da 11h, no Galpão da escola, o resultado do Projeto “Bullyng em Debate”. Devem participar do evento os alunos, pais, professores e convidados. Serão apresentados rapps, vídeos e pesquisas desenvolvidas desde maio deste ano, com o objetivo de proporcionar o debate e a reflexão sobre o assunto.

De acordo com a Professora de língua Portuguesa Gemima Pasqualinotto Serassuelo foram realizadas várias atividades em sala de aula como leitura de textos , apresentação de filmes e músicas com enfoque voltado para o bullyng. “ Durante as aulas os alunos debateram o tema abertamente e expressaram o que aprenderam por meio da composição de letras de rapp e vídeos ”, declarou a professora Gemima.

Já a professora de filosofia Claudia da Silva Souza disse que se surpreendeu com o resultado final do trabalho. Ela conta que os alunos decidiram realizar uma pesquisa no Calçadão da cidade para saber o que as pessoas pensam sobre o bullyng. O resultado das entrevistas foi transformado em dois comercias de televisão. “ Eles elaboraram o questionário e realizaram as entrevistas. Fizeram a gravação e a edição. Aprenderam muito com a experiência”, disse.

Para a diretora da Escola Ceca, Cristina Pietrobom, o projeto é importante porque proporciona o debate e a reflexão sobre o tema. “ Não devemos ter uma visão romântica de que a escola vai resolver este problema sozinha. A mudança de comportamento só vai começar a aparecer quando houver o envolvimento da família e da sociedade. A escola está fazendo sua parte,” enfatizou a diretora.